quarta-feira, 6 de junho de 2012

COLCHA DE RETALHOS E O EVENTO DE MOBILIDADES



OBJETIVO: Resgatar o tempo histórico que os alunos vivenciaram ao chegarem nos respectivos bairros analisando os aspectos econômicos, político e social de cada época através do conceito de evento mobilidade.
DESENVOLVIMENTO: Iniciamos com a descrição, organizada em uma linha do tempo, sobre as condições e os aspectos físicos e estruturais que os alunos encontraram ao chegar no bairro.
Após esta descrição realizamos um gráfico para verificar em que década houve maior migração para o bairro e quais os fatores que os trouxeram.
Verificamos então que o motivo que mais se destacou, entre tantos fatores,  foi a aquisição da casa própria. Direcionando-nos a focar nossas aulas nas questões ligadas a moradia, movimentos migratórios, grupos de sem tetos, invasões de prédios e terrenos, enfim todas as questões sociais que tiveram semelhanças com a vivencia de cada um.  
Com o intuito de sistematizar o evento de mobilidade e esclarecer para os alunos a importância do crescimento de um determinado local, quanto aos aspectos de comunidade, resgatamos a memória de como era o bairro na sua chegada e quais mudanças significativas ocorreram com o tempo.
Aproveitando a data comemorativa do aniversário de Suzano propomos aos alunos a confecção de uma Colcha de Retalhos que representasse a lembrança positiva ou negativa de quando eles chegaram à cidade. O resultado não se limitou aos aspectos territoriais, mas, envolveu histórias e trajetórias de vida.

RECURSOS:
Vídeo  “ Seca no Nordeste”  (TV SENADO)
            “Memórias  Suburbanas” (TV SENADO)
Releitura do quadro “Os Retirantes” (Candido Portinari)
Tecido
Tinta para tecido
Linha, agulha, pincel
                                                                                                                                        


AVALIAÇÃO CRÍTICA
O resultado foi surpreendente por ter sido conduzido a partir do que realmente foi significativo para cada aluno na sua trajetória de vida. Deixando claro que o desenvolvimento de um local não está ligado somente a ações públicas ou coletivas mas muitos destes movimentos de mobilidade está atrelado a histórias de vida e  conquistas que cada individuo traz consigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário