terça-feira, 7 de agosto de 2012

Relatórios do Sarau região norte


Região norte:

Local: EMEF Victor Salviano
Tema: Cultura Nordestina
Música: Forró
Data: 20/03/2012
Escolas participantes: EMEIF Amália Maria de Jesus, EMEF Prof.ª Ignez de Castro Almeida Mayer, EMEF José Celestino Sanches, EMEF Luiz Romanato, EMEF Prof.ª Theresinha Pereira de Lima Muzzel e EMEF Victor Salviano


EMEF Luiz Romanato
Sarau da Região Norte: Uma noite no "nordeste".
 No dia 20 de março de 2012, fomos participar do Sarau na escola Victor Salviano. Saímos da nossa escola EMEF Luiz Romanato com o ônibus da Secretária da Educação.
Chegando lá, fomos todos bem recebidos pelos professores, coordenadores e colegas de outras escolas da região. No decorrer do evento tivemos o prazer de apreciar: poemas, cantigas, leituras, músicas e danças com origens da cultura nordestina. Nós também fomos convidados para degustar todas as comidas que levamos, assim como todos os outros participantes presentes levaram. Estava tudo uma delícia!!!
Para nossa escola foi muito proveitoso o sarau e algo diferente e bem descontraído. Muito bom de verdade! Gostariamos de participar mais desses eventos e com um tempo maior para preparar as apresentações.
Agradecemos o carinho e obrigado por essa oportunidade em nossas vidas.
 Escrito pelos alunos da EJA e professor Fernando.

EMEF José Celestino Sanches
Foi muito prazeroso, para os que foram, pois alguns por questões religiosa recusaram-se a ir.
Eles que selecionaram as músicas do Luiz Gonzaga. Haveria um aluno caracterizado de Luiz Gonzaga mas, em função do serviço que mudou de horário dele, não pode ir.
A princípio eles ficaram com vergonha, pois, ensaiamos pouco. Porém, diante dos aplausos e acolhimento de todos, eles se sentiram importante. E viram que é legal apreciar coisas diferentes. O que mais gostaram foi de cantar e saber que fazia parte do tema.
Adoram também, as comidas típicas. E sentiram como se estivessem no Nordeste fizeram lelé, farofa, bolo de mandioca, tapioca...
Gostaram tanto que quiseram participar do Sarau do Samba, apesar de ser para apreciar. Foi ótimo!
Escrito pela professora Marli e alunos.
EMEF Victor Salviano
 
OS ALUNOS EM GERAL GOSTARAM MUITO DO SARAU.
FOI UMA ATIVIDADE DIFERENTE E DIVERTIDA. A TRUPE FEZ COM QUE A FESTA FICASSE MELHOR AINDA. MOSTROU QUE A SOCIALIZAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO COM AS OUTRAS ESCOLAS FAZ COM QUE TODOS SE ANIMEM À PARTICIPAR.
A PARTE DA ALIMENTAÇÃO FOI MUITO BEM ORGANIZADA, FAZENDO COM QUE TODOS PUDESSEM DEGUSTAR.
ESPERAMOS QUE OS OUTROS SARAU, SEJAM TÃO BONS QUANTO O PRIMEIRO.
 
                                                                         Escrito pelo alunos e professora Catarina
EMEF Prof.ª Ignez de Castro Almeida Mayer
O primeiro evento que realizamos, com a Educação de Jovens e Adultos no ano letivo de 2012, foi um grande sucesso em vários aspectos, os alunos a principio estavam um pouco receosos em participar de um evento fora da unidade escolar. Por mais que explicássemos os motivos do evento e sua importância, é uma característica de alguns alunos da EJA achar que aprendizagem apenas ocorre quando estamos em sala de aula “copiando” alguma atividade, mas, a maioria aceitou participar e compareceu na data e horário marcado.
Assim que chegamos sentimos que o evento seria muito bom, pelo número significativo de alunos, educadores e equipe da SME. Os alunos gostaram muito da valorização que tiveram nas representações e canções que o grupo apresentou deixando os alunos a vontade para revelar suas culturas e “gostos”. Outro fator que tornou o ambiente interessante com características educativas foram as apresentações dos alunos que, na minha opinião, revelou um pouco do perfil de cada unidade que estava presente.
No ônibus quando retornávamos perguntei para os alunos se ouve aprendizagem neste encontro e uma aluna respondeu: “Com certeza professora os alunos deram um show...”
Os alunos gostaram de tudo dos comes e bebes, do encontro com pessoas conhecidas, e outras até então desconhecidas e principalmente do clima festivo que aumentou a cada momento. A única reclamação foi sobre o “rastapé” que quando começou a ficar bom acabou o evento.
O encontro com os professores da EJA e algumas pessoas da SME, fortalece mais nosso grupo e como é importante ser fortalecido para voltar a sala de aula renovado e com mais vontade de fazer o melhor.
Escrito pelas professoras Marcia e Marta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário